sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Contentações e conformismos..

Me contento com o mundo que está hoje, porque a morte se contentou de me levar.
Me contento com a menina no balanço, porque ela não se contentou em brincar.
Me contento com viagens, porque não consegui parar.
Me contento com a terra aos meus pés, porque não posso ter a Terra aos meus pés.
Me contento com a vida, porque a vida não se contenta com a morte.
E tudo se contenta  para não evita-la.
Me contento com aquela migalha, porque não posso ter o pão.
Me contento com a bituca, porque não posso ter o cigarro.
Me contento com o cigarro, porque não posso ter o charuto.
Me contento com a mesa escassa, porque não posso te-la cheia.
Há condições de contentação, e há de conformismo...
Não me conformo com o mundo que está hoje, porque ainda tenho muito o que vivenciar.
Não me conformo com a menina no balanço, porque ela tem que crescer um dia.
Não me conformo com viagens, porque um dia terei que parar.
Não me conformo com a terra aos meus pés, porque sei que posso ter a Terra.
Não me conformo com a vida, porque ela se deixa levar pela morte.
E nada se conforma para evita-la.
Não me conformo com a migalha, porque posso ter  a carne.
Não me conformo com a bituca, porque posso ter o cigarro.
Não em conformo com o cigarro, porque posso ter o charuto.
Não me conformo com a droga do charuto, porque posso ter um cancer.
Não me conformo com a escassez, porque tenho governo.
Há situações de conformismo e de...contentações.
Eu contento, mas não me conformo.

3 comentários:

  1. Descobri que contentar é não ter saída. Conformar é ser mais livre.

    Convido você a visitar meu blog.
    Google: poemas de neusa azevedo

    ResponderExcluir
  2. Gostei de seu poema que nos mostra outras visões do signigficado de Conformar e contentar.

    Convido você a visitar meu blog.
    Google: poemas de neusa azevedo

    ResponderExcluir